segunda-feira, 28 de março de 2016

Nutrição - Castanha do Pará e prevenção do Alzheimer

Castanha-do-brasil 

O Mal de Alzheimer, que pode ocorrer na terceira idade, não tem cura e o seu desenvolvimento leva a doenças demenciais. A nutricionista brasileira Bárbara Cardoso, 31 anos, doutora em Nutrição Experimental pela USP, estuda os efeitos do mineral selênio, presente em grande quantidade na castanha-do-brasil (mais conhecida como castanha-do-pará), na prevenção do Mal de Alzheimer. Em agosto de 2015, a pesquisadora venceu o Prêmio Jovem Cientista, na categoria Mestre e Doutor. Ela continua sua pesquisa no The Florey Institute of Neuroscience and Mental Health, na Universidade de Melbourne,  na Austrália.

O selênio é necessário para a produção dos hormônios da tireoide - o T3 e o T4 – para que todas as células do organismo funcionem de forma equilibrada. A pesquisadora disse à reportagem que basta comer uma castanha por dia para fazer a prevenção do Alzheimer, que deve começar desde a infância. 

Barbara Rita Cardoso, cientista

*

Nota de Lúcia Rocha:

A castanha do Pará vendida nos supermercados costuma ter um preço um pouco alto. Mas, pode-se comprá-la por uma preço mais acessível nos mercadões municipais. Então, compra-se para o mês todo. Aliás, nos mercadões encontra-se cereais vendidos a granel para se fazer uma granola caseira: aveia, germe de trigo, leite (extrato) de soja em pó, castanha do Pará, passas, levedo de cerveja.

Granola caseira
(porção individual)

2 colheres (sopa) de aveia média
1 colher  (sopa) de germe de trigo
1 colher (sopa) de leite (extrato) de soja em pó
4 passas
½ castanha do Pará
1 colher (chá) de levedo de cerveja em pó

Bate-se no processador. Coloca-se num copo de 200 ml e completa-se com leite de vaca. Não vai açúcar nem adoçante. Se for consumida pela manhã, é melhor completar a refeição ou com 1 ovo quente (fervido) ou com um pedaço de queijo ou presunto, etc.  Pode-se consumir uma porção de granola à noite depois que fizer a digestão do jantar.  É o que eu faço, pois não janto comida de panela.      

 *

Fonte:

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/08/castanha-do-brasil-pode-ajudar-na-prevencao-do-mal-de-alzheimer.html 

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/08/castanha-do-brasil-pode-ajudar-na-prevencao-do-mal-de-alzheimer.html 

http://sgw.clicksergipe.com.br/storage/inc_thumb3.php?&arquivo=conteudo/8/4334/20150528160116_556765fc6fa28.jpg&largura=970

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada