Motorwagen, 1885
O primeiro veículo motorizado para fins comerciais foi um carro com apenas três rodas, inventado pelo engenheiro alemão Karl Benz, em 1885, e possuía motor a gasolina. Era o motorwagen (carro motorizado) com sistema de arranque a manivela, que atingia18 km/h.
Em 1886, o engenheiro alemão Gottlieb Daimler inventou o primeiro veículo de quatro rodas com motor de combustão interna. Atingia 16 km/h.
Evolução
Algum tempo depois, uma empresa francesa, chamada Panhard et Levassor, iniciou sua própria produção e venda de veículos. Em 1892, o americano Henry Ford produziu seu primeiro Ford na América do Norte.
O Lanchester foi o primeiro carro inglês, e, logo depois vieram outros: Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, etc.
Lagonda, 1938
No ano de 1904, surgiu o primeiro Rolls Royce com um radiador que não passaria por nenhuma transformação.
A Europa seguiu com sua frota de carros: na França (De Dion Bouton, Berliet, Rapid); na Itália (Fiat, Alfa-Romeo); na Alemanha (Mercedes-Benz). Já a Suíça e a Espanha partiram para uma linha mais potente e luxuosa: o Hispano-Suiza.
Após a Primeira Guerra Mundial, os fabricantes partiram para automóveis mais compactos e fabricados em série, mais baratos. Tanto Henry Ford, nos Estados Unidos, quanto Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin. Estes tiveram uma saída incrível das fábricas. Outras fábricas começaram a produzir veículos em série. Este sistema de produção ficou conhecido como fordismo.
O Papel de Henry Ford
O empresário barateou custos ao inventar a linha de montagem e abriu as portas para o surgimento do mercado de consumo de massas.
O sonho de Henry Ford era democratizar o automóvel, produzi-lo em grande número e com custo suficientemente baixo para que todo americano pudesse ter um. Sem perder seu objetivo de vista,
Henry criou o Ford T, que vendeu 15 milhões de unidades entre 1908 e 1927. Em 8/10/2008, foram comemorados os cem anos do lançamento desse modelo T.
O primeiro Modelo T da Ford começou a ser produzido no dia 1º de outubro de 1908. Entre as inovações estavam: o valor acessível, a produção em escala e a oferta de peças para reposição. O modelo T era equipado com um motor de quatro cilindros que gerava 20 cv de potência máxima. O consumo não era o dos mais altos, até para os dias atuais: 5,5 km/l a 9 km/l de gasolina.
No primeiro semestre de 2008, o Clube do Ford Modelo T da América reuniu cerca de mil unidades do Modelo T. Para se ter uma ideia, estiveram juntos automóveis T do Reino Unido, Noruega, Austrália e Nova Zelândia, além dos Estados Unidos.
No Brasil
No Brasil e também em outros países da América Latina, a evolução automotora chegou somente após a Segunda Guerra Mundial. Na década de 30, fábricas estrangeiras, como a Ford e a General Motors, colocaram suas linhas de montagem no país.
Porém, foi somente em 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek (JK), que as multinacionais automotivas começaram a montar os automóveis. Primeiramente fabricaram caminhões, camionetas, jipes, furgões e, finalmente, carros de passeio.
Esta indústria foi iniciada pela Fábrica Nacional de Motores (FNM, sigla popularmente chamada, à época, de Fenemê) com a produção de caminhões pesados. Posteriormente vieram o automóvel JK (Juscelino Kubitscheck, em estilo Alfa-Romeo), Harvester e a Mercedes-Benz do Brasil com seus caminhões e ônibus, bem como a Scania-Vabis e a Toyota.
Logo depois, começaram a ser fabricados os carros de passeio e camionetas Volkswagem, DKW-Vemag, Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (da Ford), Opala (da Chevrolet), Esplanada, Regente e Dart (da Chrysler). Todos estes veículos, embora montados no Brasil, eram projetados nas matrizes europeias e norte-americanas, utilizando a maioria de peças e equipamentos importados.
Diferente de antigamente, hoje o automóvel possui características como conforto e rapidez, além de ser bem mais silencioso e seguro. Nos últimos anos, os carros vêm passando por inúmeras mudanças e estas os tornam cada vez mais cobiçados por grande parte dos consumidores. Todo o processo de fabricação os carros gera milhões de empregos em todo o mundo e movimenta bilhões de dólares, gerando também grandes lucros para as multinacionais que os fabricam.
Curiosidades
Foi somente na Exposição Universal de 1889, realizada em Paris, que o automóvel foi divulgado em nível mundial. Antes disso, poucas pessoas conheciam a invenção e o interesse era restrito.
Nos primeiros anos do século XX, a maioria dos automóveis produzidos era movida a energia elétrica ou a vapor. Foi somente na década de 1920 que os automóveis com motor a gasolina passaram a ter a preferência dos consumidores.
A primeira corrida de automóveis da história ocorreu em 22 de julho 1894. O trajeto foi entre as cidades francesas de Paris e Rouen. O percurso da corrida era de 125 km. Com a participação de 32 automóveis (somente 8 terminaram), a prova foi vencida pelo conde francês Albert de Dion. Porém, por desrespeitar vários regulamentos, ele foi desclassificado. Os jurados deram o prêmio aos fabricantes Panhard et Lavassor et Peugeot.
O primeiro pneu para automóveis foi lançado em 1895 pela empresa francesa Michelin.
O primeiro automóvel chegou ao Brasil no ano de 1893. A grande novidade foi comprada pelo inventor do avião, o brasileiro Santos Dumont.
Na história do automóvel, o carro mais barato comercializado foi o Flyer 1922. Produzido pela empresa norte-americana Briggs & Stratton, ele era vendido por US$ 150 (por volta de US$1.800 atualmente), no começo da década de 1920.
Rainha Elizabeth II
O novo modelo da Bentley, o Bentayga, apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro de 2015, teve como primeira compradora nada menos do que a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II.
Bentayga 2015
Fontes e imagem:
http://preview.turbosquid.com/Preview/2014/07/07__04_08_26/motorwagen%201.jpgbe3528be-d4aa-4209-836e-8680fcbc3af4Original.jpg
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/carrosantigos/
http://revista.webmotors.com.br/antigos/ford-t-primeiro-carro-do-mundo-produzido-em-serie-faz-cem-anos/1334081194448
E também:
Revista Forbes, Brasil, setembro de 2015
http://www.forbes.com.br/lifestyle/2015/09/primeira-compradora-do-novo-bentley-e-a-rainha-elizabeth-ii/
Imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9aqVogEWLDQdspirSvO3OZcy8ksX73znZq8kT5HvNIY6DzrXjfQW3zpqnC7PA8an7wveuLHAn26Ttv8K2Uv1whdJsgv4rJvUlQoetDG1R6V14en390i7I4YH9Qfxz0E2clfzGxxUzvcxJ/s400/aucla_92.jpg
http://noticias.gospelmais.com.br/files/2015/08/Rainha-Elizabeth-II.jpg
http://carsale.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/09/bentley-abre-525x300.jpg?93442e
Profa. Lúcia Rocha
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