terça-feira, 26 de março de 2013

São Francisco de Assis



Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis ( 1182- 1226), nasceu em Assis, na Itália. Foi um frade católico. Filho de família abastada, depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo do seu tempo. Os religiosos da sua época fixavam-se em mosteiros, mas ele tinha o costume da pregação itinerante. Desenvolveu uma profunda identificação com os problemas dos seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude também foi revolucionária quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau; e quando se dedicou aos mais pobres e quando amou todas as criaturas, chamando-as de irmãos. Sua visão positiva do homem e da natureza impregnou a imaginação de toda a sociedade; seu exemplo foi das primeiras forças que levaram à formação da filosofia da Renascença.

Dante Alighieri disse que ele foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo, desde Jesus. Canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, e por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.



Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.


Oração da Manhã
(São Francisco de Assis)

Senhor, no inicio deste dia que amanhece
Venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.
Quero sempre olhar o mundo com olhos cheios de amor,
Quero ser paciente, compreensivo, prudente,
Ver além das aparências os teus filhos, como Tu mesmo os vês,
E assim não ver senão o bem em cada um deles.

Guarda meus ouvidos de toda a calúnia,
Guarda minha língua de toda a maldade,
Que eu seja tão bom e alegre
Que todos os que se aproximem de mim sintam a Tua presença.

Reveste-me da Tua beleza, Senhor,
E que no decurso deste dia,
Eu Te revele a todos.



Fontes:
http://catolicosdecristo.webnode.com.br/ora%C3%A7%C3%B5es/ora%C3%A7%C3%A3o%20da%20manh%C3%A3/
http://www.bahai.org.br/oracao/Hassis.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis
http://artesacravbandeira.blogspot.com.br/2011/09/quadros-de-arte-sacra-pintados-em-tinta.html
http://asnovidades.com.br/2012/fotos-de-sao-francisco-de-assis-oracao-do-santo-do-dia/

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada