terça-feira, 26 de março de 2013

O Papa Francisco




“Habemus papam”

Foi emocionante. Eram 20:00 hs, horário local de Roma, 16:00 hs pelo horário de Brasíllia, uma hora depois que a fumaça branca saiu da chaminé do Vaticano quando foi anunciado o ”Habemus papam” (Temos um papa) na sacada do Palácio Apostólico, em frente à Praça São Pedro onde cerca de 70.000 pessoas aguardavam o dia todo. O papa eleito foi o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, que adotará o nome Francisco, que nos remete imediatamente ao santo de Assis. Ele quebrou os protocolos pedindo que o povo orasse com ele pelo Papa Emérito Bento XVI. Depois inclinou-se sobre o balcão, após pedir que orassem por ele mesmo na sua missão. Então, deu a bênção Urbe et Orbe (Para a cidade e o mundo). Impossível a gente não se emocionar até as lágrimas nesse momento culminante do conclave pelo carisma dele, pela sua simplicidade ao se dirigir ao povo. As imagens da televisão mostravam adultos e crianças de várias partes do mundo, emocionados, empunhando as bandeiras dos seus países e que haviam vindo a Roma especialmente para participar, a seu modo, da escolha do novo papa do século XXI.

Perfil do Papa Francisco

Ao assumir o papado, o cardeal Jorge Mario Bergoglio adotou o nome Francisco. Supõe-se que seja uma homenagem a dois santos da Igreja: São Francisco de Assis, o santo dos pobres e São Francisco Xavier, o principal missionário cristão no Oriente. Filho de italianos, nasceu em Buenos Aires, tem 76 anos. Muito jovem, iniciou seus estudos de seminarista na companhia de Jesus, ordem religiosa a que pertencem os jesuítas, conhecida por seu trabalho educacional desde sua fundação no século XVI.

É formado em farmácia; lecionou filosofia, psicologia e teologia; foi ordenado cardeal, em 2001, pelo então Papa João Paulo II. O Papa Francisco é o primeiro papa latino-americano, o primeiro de formação jesuítica e o primeiro a adotar o nome Francisco.

Suas opiniões

Em 2010, Bergoglio enfrentou a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que apoiava uma lei para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Não vamos ser ingênuos: não se trata de uma simples luta política; é uma tentativa de destruição do plano de Deus”, disse ele, em carta, dias antes do projeto ser aprovado no Congresso.

Ele também é contra o aborto e a pilula anticoncepcional e também contra a ordenação de mulheres na Igreja.

O que se espera do Papa Francisco

A respeito do novo papa, André Trigueiro, repórter da Rede Globo, espera que ele “seja sempre Francisco”. Particularmente, penso que a eleição de um papa latino-americano descentraliza da Europa a atenção do Vaticano, agora voltada para a América Latina. Sabe-se que o novo papa, que se anuncia conservador, terá de enfrentar inúmeros problemas, como os recentes escândalos e corrupção na Igreja. Mas, acredito que ele tem plenas condições de desempenhar com sucesso sua missão, inclusive como pastor, arrebanhando e mantendo unidas as ovelhas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que Deus o abençoe.




Fontes:
http://g1.globo.com/mundo/novo-papa-francisco/noticia/2013/03/papa-francisco-reza-na-basilica-de-santa-maria-maior.html
http://www.elmundo.es/elmundo/2013/03/13/internacional/1363201026.html

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada