terça-feira, 26 de março de 2013

Irmã Dulce


Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Salvador, 1914-1992), mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo recebido o epíteto de "o anjo bom da Bahia", foi uma religiosa católica brasileira.

Irmã Dulce ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos Pobres e necessitados, obras essas que ela praticava desde a juventude quando lotava a casa de seus pais acolhendo doentes. Ela também criou ou ajudou a criar várias instituições filantrópicas, como o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio.

Irmã Dulce foi uma das mais influentes ativistas humanitárias do século xx. Suas grandes obras de caridade são referência nacional e ganharam repercussão pelo mundo, tanto que seu nome é sempre relacionado à caridade e ao amor ao próximo.

Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 1988 pelo então presidente do Brasil, José Sarney. Em 2011, foi Beatificada pelo Papa Bento XVI. A beatificação é o último passo antes da Canonização. Irmã Dulce pode tornar-se a primeira Santa Católica nascida no Brasil.

Em 2001, foi eleita a Religiosa do Século xx pela Revista Isto É . Em 2012, foi eleita um dos 12 maiores brasileiros de todos os tempos em pesquisa feita pelo SBT, para eleger a personalidade que mais contribuiu para o país. Na ocasião, seu nome também foi escolhido como a segunda maior mulher brasileira de todos os tempos, em seguida ao nome da Princesa Isabel.

Pelo mês da Mulher, minha homenagem à abençoada irmã de caridade.


Fontes:
http://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/11054-livro-ilustrado-conta-a-trajetoria-de-irma-dulce-e-suas-obras-sociais.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3_Dulce

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada