segunda-feira, 4 de março de 2013

Literatura Infantil: Irmãos Grimm


Jacob e Wilhelm Grimm nasceram em Kassel, uma pequena vila da Alemanha, no final do século XVIII, em pleno Romantismo. Ficaram famosos pelo registro de contos tradicionais. Eles deram um novo sentido à expressão “Era uma vez...”
Eles recolheram os contos da tradição oral (folclore), cujas histórias eram destinadas ao público adulto. Até aquele momento, as crianças eram consideradas “adultos em miniatura”, tinham suas horas de lazer juntamente com os adultos. Foram os irmãos Grimm que, mais tarde, dedicaram os contos às crianças por sua temática mágica e maravilhosa. Eles fundiram o folclore ao universo infantil no momento em que o educador suíço Jean Jacques Rousseau publicava sua obra “Emílio”, mostrando ao mundo o conceito de infância.



Jacob (direita) e Wilhelm Grimm (esquerda) em uma pintura feita em 1855 por Elisabeth Jerichau-Baumann



Os irmãos Grimm recolheram 200 contos

Foto: DR



Estátua sobre a história Os Músicos de Bremen, erigida em Bremen, 1951; 

conto que originou o musical Os Saltimbancos. 


Ao recolher os contos folclóricos, os irmãos Grimm descartaram os que tinham temas cruéis ou imorais. Vivendo em pleno Romantismo da literatura universal, eles deram ao mundo um sentido mais humanitário. Assim, a violência da história de Chapeuzinho Vermelho, contada anteriormente pelo escritor francês Charles Perrault, foi substituída pela solidariedade e amor ao próximo. Em Perrault, a história do Chapeuzinho Vermelho termina com o lobo devorando a menina e a avó. Em Grimm, o caçador abre a barriga do lobo e salva as duas; depois, coloca pedras na barriga do lobo, que morre.
Os contos de Grimm não são contos de fadas, mas de encantamento (metamorfoses, transformações), fábulas, lendas, contos de enigma, contos divertidos. A característica principal das suas narrativas é a apresentação de uma problemática simples, um só núcleo dramático. Contos mais famosos: Branca de Neve, Cinderela, O flautista de Hamelin, Os músicos de Bremen, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Bela adormecida, João e Maria, etc.

Quando os irmãos Grimm começaram a coleta de contos não pensaram em escrever para crianças. Sua obra “Contos da infância e do lar”, em três volumes, tinha como público alvo acadêmicos e intelectuais. Atualmente, os contos têm diversas variações, muitos foram modificados e recontados.


200 anos dos irmãos Grimm na Alemanha 

Em 20 de dezembro de 2012 comemorou-se os 200 anos da primeira edição das histórias dos irmãos Grimm. Durante todos esses anos, a obra foi traduzida para 170 idiomas. A primeira edição armazenada em Kassel, centro da Alemanha, faz parte do Patrimônio Cultural da humanidade, desde 2005.
Na Alemanha, a comemoração do bicentenário deu início ao chamado Ano Grimm, evento que se estenderá até o final de 2013, a partir da cidade de Kassel, onde os irmãos nasceram. Os Grimm também deram contribuição inestimável aos estudos iniciais da linguística alemã, sendo equiparados à tradição do escritor Goethe e do poeta Schiller.


200 anos dos irmãos Grimm em Portugal

A primeira publicação dos contos tradicionais dos Irmãos Grimm completou o bicentenário, em 2012. A Universidade de Minho organizou uma exposição sobre o conto “Capuchinho Vermelho”, sob o título de “Capuchinho de todas as cores para todos”, uma exposição bibliográfica com vários registros, escritos ou ilustrações.
A exposição itinerante “Os irmãos Grimm- Vida e obra” chegou em 2012 em Portugal. Organizada pelo Museu dos Irmãos Grimm, ela conta com o apoio da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos, do Centro de Investigação de Estudos Germanísticos, da Embaixada da Alemanha, do Goethe Institut, da Fundação Marion Ehrhardt e da Universidade de Aveiro. Na Biblioteca Municipal do Porto, em Portugal, foi feita uma exposição. Foi lançada uma nova edição da primeira versão integral de "Contos da Infância e do Lar", pela Temas e Debates. Maria Tereza Cortez, docente da Universidade de Aveiro, garante que "os contos de Grimm continuam a ter um lugar de topo, é uma realidade, e isso significa que não envelheceram".


200 anos dos Irmãos Grimm no Brasil

Em 2012, a editora Cosac Naify lançou a obra Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos ( 1812-1815), versão original das 156 histsórias dos irmãos Grimm, nunca antes reunidas em português . A coletâne dividida em dois tomos, como a original teve a tradução da especialista Christine Röhrig e ilustrações do gravurista pernambucano J.Borges e conta com os prefácios originais dos Grimm e notas históricas, além da apresentação exclusiva do professor doutor Marcus Mazzari. A obra contou com o apoio do Goethe Institut de São Paulo.
Leia mais em:
http://editora.cosacnaify.com.br/Loja/PaginaLivro/1639/MaisVendido.aspx
 
O Colégio Província de São Pedro homenageia os Irmãos Grimm.

Durante o mês de setembro de 2012, alunos do terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental do Colégio Província de São Pedro (Porto Alegre) estudaram o conto Hänsel und Gretel (João e Maria) dos irmãos Grimm, em comemoração aos 200 anos da obra dos autores alemães. Durante as aulas, eles ouviram contações da história, assistiram a um desenho animado e aprenderam uma canção sobre os personagens. Mas a atividade mais empolgante foi os alunos todos montarem a casa da bruxa com doces de verdade. Cada aluno trouxe biscoitos, chocolates e guloseimas. Eles criaram casinhas fabulosas.


 





Leia mais em: 
http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/archives/172-COLGIO-PROVNCIA-DE-SO-PEDRO-HOMENAGEIA-OS-IRMOS-GRIMM.html





O Estadinho comemorou um aniversário muito importante para a literatura infantil: os 200 anos do primeiro livro dos Irmãos Grimm.
Leia mais em:
http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2012/09/29/contos-de-grimm/



Nos Estados Unidos

Contos de Grimm são homenageados pelo Google no 200º aniversário

Foto Google.com/Reprodução

Os contos dos irmãos Grimm são tema do doodle (logo) do Google. O doodle animado apresenta cenas relembrando a história de Chapeuzinho Vermelho, criada pelos Irmãos Grimm. No doodle, a história da menina que vai visitar a vovozinha e é apanhada por um lobo é recontada em desenhos que podem ser visualizados conforme o internauta clica no logotipo.
http://tecnologia.terra.com.br/internet/contos-de-grimm-sao-homenageados-pelo-google-no-200-aniversario,6e2f575c527bb310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html




Livro reúne ilustrações clássicas de contos dos irmãos Grimm












Veja mais:

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/12/contos-dos-irmaos-grimm-continuam-notaveis-200-anos-depois.html

http://jpn.c2com.up.pt/2012/05/16/literatura_contos_dos_irmaos_grimm_celebram_bicentenario.html











Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irmãos_Grimm
http://jpn.c2com.up.pt/2012/05/16/literatura_contos_dos_irmaos_grimm_celebram_bicentenario.html
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120312_galeria_irmaos_grimm_cc.shtml
http://tecnologia.terra.com.br/internet/contos-de-grimm-sao-homenageados-pelo-google-no-200-aniversario,6e2f575c527bb310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2012/09/29/contos-de-grimm/
http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/archives/172-COLGIO-PROVNCIA-DE-SO-PEDRO-HOMENAGEIA-OS-IRMOS-GRIMM.html
http://editora.cosacnaify.com.br/Loja/PaginaLivro/1639/MaisVendido.aspx
http://jpn.c2com.up.pt/2012/05/16/literatura_contos_dos_irmaos_grimm_celebram_bicentenario.html
http://criacria.com/2012/12/21/contos-da-infancia-e-do-lar-dos-irmaos-grimm/
http://jpn.c2com.up.pt/2012/05/16/literatura_contos_dos_irmaos_grimm_celebram_bicentenario.html










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada