VISITANDO UM MUSEU DE
ARTE
As
belas artes são a pintura, a escultura e modernamente as
instalações. Um museu de arte é uma instituição pública ou
particular destinada à conservação, estudo e divulgação das
belas artes, que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade.
As belas artes colecionadas nos museus são a pintura, a escultura e
modernamente as instalações.
VISITANDO UM MUSEU
As
belas artes são a pintura, a escultura e modernamente. Elas fazem
parte do patrimônio cultural de um povo. Um museu de arte é uma
instituição pública ou particular destinada à conservação,
estudo e divulgação das belas artes.
No
Brasil, temos muitos museus de arte importantes, a maioria deles em
grandes espaços físicos. Como exemplo, temos o Museu de Arte de São
Paulo Assis Chateaubriand– MASP – que fica na capital paulista.
Ele é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras.
Visitando
o MASP, nós podemos apreciar a belíssima obra “Rosa e Azul” do
pintor francês impressionista Pierre Auguste Renoir (1841-1919).
Renoir foi o mais importante pintor do movimento Impressionismo. Em
1952, o empresário brasileiro Assis Chateaubriand adquiriu essa
obra, em Paris, e a trouxe para o Brasil doando-a para o MASP.
O
Impressionismo era o emprego de cores desconexas, usadas em camadas
de
tintas superpostas emplastradas, de forma que causasse a impressão
de uma única cor que se movimentava quando a luz incidisse sobre a
tela.
Para
apreciar-se uma tela impressionista, é preciso dar dois passos para
trás a fim de se ter uma melhor visão da obra como um todo,
obtendo-se, então, a verdadeira impressão que o artista desejou
passar para o espectador: vida num certo movimento de cores.
Cinco
moças de Guaratinguetá
Imagens:
“Rosa
e Azul”, óleo sobre tela de Renoir, 1881. Faz parte do acervo do
MASP.
?q=Rosa+e+Azul+Renoir+imagem&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&imgil=yJbDHHw3ysW8eM%253A%253BKn4bGbFpWVDYXM%253Bhttp%2
Cinco
moças de Guaratinguetá, óleo sobre tela do pintor brasileiro
modernista Di Cavalcanti, 1915. Do acervo do MASP.
*
Canal
de Veneza, Turner
PARABOLA DA FIGUEIRA
QUE SECOU
“Quando
saíam de Betânia, ele teve fome;- e, vendo ao longe uma figueira,
para ela encaminhou-se, a ver se acharia alguma coisa; tendo-se,
porém, aproximado, só achou folhas, visto não ser tempo de figos.-
Então, disse Jesus à figueira: Que ninguém coma de ti fruto algum,
o que seus discípulos ouviram.- No dia seguinte, ao passarem pela
figueira, viram que secara até a raiz.- Pedro, lembrando-se do que
dissera Jesus, disse: Mestre, olha como secou a figueira que tu
amaldiçoaste.- Jesus, tomando a palavrsa, lhes disse: Tende fé em
Deus. - Digo-vos, em verdade, que aquele que disser a esta montanha:
Tira-te daí e lança-te ao mar, mas sem hesitar no seu coração,
crente, ao contrário, firmemente, de que tudo o que houver dito
acontecerá, verá que, com efeito, acontece.” (Marcos, 11:12 a 14
e 20 a 23.)
A
parábola da figueira que secou representa os oradores que mais
brilho têm do que fundamento em suas palavras. Que proveito têm
estas palavras para o público que as ouve? Esses oradores são como
a figueira que apresenta apenas folhas e nenhum fruto que alimente o
viajor necessitado.
Da
mesma forma, os médiuns na psicofonia e na psicografia. É preciso
que eles observem se não há, entre as mensagens que os Espíritos
enviam por seu intermédio, alguma palavra que seja útil em primeiro
lugar para eles mesmos.
Lúcia
Rocha
Fonte:
Kardec,
Allan, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XIX, A fé
transporta montanhas; trad.Guillon Ribeiro; RJ, Federação Espírita
Brasileira, 2010
Imagem:
Marinha, Canal de Veneza. Óleo sobre tela do pintor inglês
expressionista William Turner, 1851.
https://www.google.com.br/search?q=Turner+marinha+Veneza&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&imgil=_sWHP8Gy2m1jJM%253A%253BFneRE_F1KzRcJM%253Bhttp%25253A%
*
NOSSO BELO PORTUGUÊS –
ACORDO ORTOGRÁFICO
O Acordo
Ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado internacional que
tem o objetivo de unificar a ortografia do português para os países
de língua oficial portuguesa. Ele foi assinado em Lisboa, em 16 de
dezembro de 1990, por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo
Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.
Pelo
novo Acordo, algumas palavras perderam o acento (ex., o trema de
“linguiça”; e algumas formas verbais, ex., “vêm” no lugar
de “vêem”). O Alfabeto também ficou maior: agora tem 26 letras.
Assim, incluiram-se as letras K, Y e Z, estas duas últimas para
palavras de origem indígena.
O
novo Acordo entrou em vigor oficialmente em 1º de janeiro de 2016.
Faz um ano.
O
seu uso é legalmente obrigatório nos documentos oficiais,
concursos, provas escolares, livros, inclusive dicionários e
gramáticas, bem como outros documentos.
É
importante lembrar que as livrarias do país já dispõem, para
compra, do programa com o corretor ortográfico para instalação
imediata no seu PC.
Lúcia
Rocha
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Ortogr%C3%A1fico_de_1990
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/01/acordo-ortografico-entra-em-vigor.html
Imagem:
Caravelas.
Óleo sobre tela do pintor brasileiro Victor Meirelles, 1905.
*
PENSAMENTOS
“No
final tudo dá certo. Se ainda não deu certo é porque ainda não
chegou no final.” (Popular)
“Se
fizermos bem nossa parte, Deus fará o resto.” (Os Mensageiros”,
André Luiz; F.C.Xavier, FEB)
“Cada
um chegará no local para onde esteja dirigindo os próprios passos.”
(Os Mensageiros, André Luiz, F.C.Xavier; FEB)
“A
Bíblia é um Testamento Divino. O Evangelho de Jesus é o Testamento
Divino que ele deixou para a humanidade.” (“Obreiros da Vida
Eterna”, André Luiz; F.C.Xavier, FEB)
“A
semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.” (“Os
Mensageiros”, André Luiz; F.C.Xavier, FEB)
“Todas
as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém.” (Paulo
Apóstolo, I Coríntios)
*
A PALESTRA – A HORA
DO EVANGELHO
Uma
palestra sobre o Evangelho é um discurso para o público presente no
centro espírita. Sugiro que a pessoa prepare em casa sua palestra e
traga-a impressa em papel para lê-la ao público, pois falar de
improviso não é bom porque a pessoa pode perder facilmente o foco
do que está falando e confundir os ouvintes.
E
ainda tem gente que pensa que tem o “dom da palavra” e então
interrompe a leitura e fica com o papel na mão fazendo longas
divagações, que vão-se abrindo num leque enorme de sub-temas
deselegantes. Isso mostra a incapacidade do palestrante. O
palestrante deve ler a palestra que trouxe impressa e nada mais do
que isso: uma palestra bem feita é lida na hora para os ouvintes,
do começo ao fim, sem divagações.
A
Hora do Evangelho no centro espírita é um tipo de palestra que tem
a finalidade de preparar o público para que este entre em sintonia
com o plano astral superior, preparando seu emocional para receber o
benefício sublime do passe.
A
Hora do Evangelho é a hora de ensinar ao povo virtudes como a
paciência, perdão, humildade, simplicidade, solidariedade,
disciplina, trabalho, amor à própria vida, amor à família, etc.
As virtudes são os mais altos valores humanos. Em toda palestra num
centro espírita sempre haverá um jeito de o palestrante direcionar
o tema para uma ou mais virtudes, pois esta é uma oportunidade de
ouro para transmitir esse tipo de educação para a evolução humana
no caminho para Jesus.
Portanto,
a Hora do Evangelho não tem nada a ver com psicoterapia de grupo
como fazem alguns psicólogos e não psicólogos que não sabem o que
significa a Hora do Evangelho, pois querem exibir conhecimento
científico na hora e no lugar errados.
Uma
palestra sobre o Evangelho deve começar OBRIGATORIAMENTE com a
citação, entre aspas, de uma parábola ou passagem que Jesus falou
ao povo no seu tempo. Como exemplo, citamos os livros de mensagens
“Palavras de vida eterna” e “Fonte viva” , pelo autor
espiritual Emmanuel, que colocam no alto de cada mensagem uma
citação do Evangelho, entre aspas. Depois é que vem a mensagem
(que corresponde à palestra) nas palavras do autor, o douto educador
espiritual Emmanuel. Depois da citação evangélica é que o
palestrante deve informar ao público o nome do tema da noite, que
deve abordar ao menos uma virtude.
Desejo
boa sorte e boa leitura do Evangelho a todos os palestrantes do
Brasil, que levam avante o nosso Espiritismo varonil.
Lúcia
Rocha
Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=Edipo+e+a+esfinge+imagem+Inglês&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&espv=2&biw=1242&bih=595&tbm=isch&imgil=wfWZjaxLDBj5KM%253A%253BZo
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada