segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Resultado de imagem para Madonnas Raphael imagens
Madona do peixe, Raphael


MÚSICA ERUDITA - A AVE MARIA DE SCHUBERT


A “Ave Maria” de Bach-Gounod tem uma história. O compositor francês Charles Gounod (1818-1893) compôs uma melodia que ele chamou de “Ave Maria”e a apresentou numa reunião festiva em casa de família amiga. Todos gostaram. Pouco tempo depois, ele juntou a essa melodia, como acompanhamento, o Prelúdio nº 1 de “O Cravo Bem Temperado” que o compositor alemão Johan Sebastian Bach havia composto 137 anos antes. Ficou perfeito. Assim, nasceu a “Ave Maria” de Bach-Gounod, entre as mais belas e mais tocadas do mundo, com letra em latim.

Mas, não confundamos a belíssima “Ave Maria” de Bach-Gounod com a belíssima “Ave Maria” do compositor austríaco Franz Peter Schubert (1797-1828), que foi composta 42 anos antes. Pois, o acompanhamento da “Ave Maria” de Schubert não é um prelúdio como ocorre com a “Ave Maria” de Bach-Gounod.

Lúcia Rocha

Imagem:
Madona do peixe”, óleo sobre tela pelo pintor italiano renascentista Raphael de Sanzio, de 1505. Naquele momento de grande materialismo, ele sonhava que era importante que cada lar tivesse uma madona sua como símbolo do amor materno. Então, ele mandou imprimir em papel especial tantas cópias coloridas da “Madona do peixe”, quantas foram necessárias e que ele mandou distribuir gratuitamente para todos os habitantes da terra natal onde morava, a Umbria, pequena cidade italiana. Assim, ricos e pobres tiveram sua madona na parede. Essa “Madona do peixe” foi sua última criação como pintor extraordinário que era. Em seguida ele faleceu de repente, aos 30 anos.
Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=Madonnas+Raphael+imagens&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwj-yvScoODRA

*

Resultado de imagem para liça cavalos armadura idade média imagens
POESIA – SOU O REI
Lúcia Rocha

Tum tum!
Tarará tum tum!
Tum tum!
Tarará tum tum!

Que é que eu sou? Que é que eu sou? Que é que eu sou?
Sou o Rei!
Que é que eu sou? Que é que eu sou? Que é que eu sou?
Sou o Rei!
Tarará tum tum!

Sou o Rei porque passo servindo,
pego fogo mas saio sorrindo.

É a Cultura! A Cultura! A Cultura!
Olha que lindo!
É a Cultura! A Cultura!
Olha que lindo,
até me arrepio.

É vero sou bobo,
sou bobo, sou bobo,
sou bobo de fato,
real bobalhão,
além disso o primeiro.

O Rei é bobo!
Todo mundo é bobo.
O Rei é bobo!
Todo mundo é bobo,
até me arrepio.

Que é que eu sou? Que é que eu sou? Que é que eu sou?
Sou o Rei!
Que é que eu sou? Que é que eu sou?
Sou o Rei!
Tarará tum tum!

É a Cultura! É a Cultura! A Cultura!
Viva o Rei!
É a Cultura! A Cultura!
Viva o Rei!
Todo mundo é rei.


Imagem:
Liça, torneio medieval. Idade Média.
Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=liça+cavalos+armadura+idade+média+imagens&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&imgil=zMb553Ao2HmccM%253A%253BKuELWUTPmPn8

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada