segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

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SALMO 23

Rei Davi

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me por águas mui tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale das sombras da morte, eu não temeria mal algum porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparais uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, ungis minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Lúcia Rocha
Fonte:
Biblia on-line

Imagem:


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Vivien Leigh

QUANTAS ARTES EXISTEM?

Na Antiguidade Clássica, os gregos consideravam que havia quatro Artes: a Dança, o Teatro, a Música e a Poesia.

No início do século XX, passou-se a considerar que as Artes eram sete: a Dança, o Teatro, a Música, a Pintura, a Arquitetura, a Literatura e o Cinema. No século XXI, temos, além das sete citadas, as seguintes Artes: a Fotografia, Designer de Jóias, Filmes animados e os Games.

O cinema – considerado a Sétima Arte - foi inventado, em 1895, pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, engenheiros. Eles inventaram o cinematógrafo, máquina de filmar e projetar filmes com imagens em movimento. Eles fizeram vários documentários em preto e branco, em cinema mudo de curtíssima duração. O primeiro filme foi exibido numa sala especial de cinema. Chamava-se “A chegada de um trem à estação de Ciotat”, que durou dois minutos. Quando o trem chegou na estação, parecia saltar da tela, o que fez a plateia apavorada sair correndo da sala buscando a rua.

Em 1915, o artista Charles Chaplin inicou a produção de filmes de longa metragem, em preto e branco, o chamado cinema mudo. Seu primeiro filme foi “The tramp” (O vagabundo). Todos os filmes de Chaplin tinham ele como diretor e principal ator fazendo mímica; eram filmes do gênero pastelão com um toque de dramaticidade. Seus filmes mudos apresentavam cenas de uma história que, de vez em quando, eram intercaladas com uma pequena narrativa na tela. Os filmes mudos eram acompanhados pela música de uma pianola.
Chaplin fez vários filmes mudos em preto e branco. Seus principais foram Luzes da Cidade, O garoto, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta. Chaplin representa a maior parte do cinema que existiu nas primeiras décadas do século XX.

Em 1939, o americano Victor Fleming dirigiu e lançou o primeiro filme colorido, falado e sonoro, o longa metragem “...Gone with the wind” (“...E o vento levou”), pela empresa Metro-Goldwing-Mayer. O filme tinha 4 hs de duração com intervalo. Foi uma grande inovação, pois além do colorido belíssimo, o som ambiente original bem como as falas coincidiam perfeitamente com as tomadas de cena. A música circunstancial e o tema musical foram outra inovação, grandes composições que completavam a belíssima imagem e a interpretação dos atores.

...E o vento levou” é um épico que retrata com muita emoção e veracidade o drama de uma família que vive as circunstâncias adversas de ficar na miséria por causa da Guerra Civil Americana, em pleno Pós- Guerra Mundial. O filme foi estrelado pelo jovem galã americano Clark Gable e pela grande atriz inglesa de renome mundial, a jovem e belíssima Vivien Leigh, em closes inesquecíveis. O figurino e a maquiagem são um deslumbramento à parte. Chiquérrimo! Até hoje é um sucesso internacional. Chegou no Brasil em 1940, um ano depois do lançamento.

Lúcia Rocha

Imagem:
A atriz Viven Leigh, protagonista do filme “...E o vento levou”.

https://www.google.com/search?q=filme+E+o+vento+levou+fotos&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwj4v7f83a3RAhXDk5AKHTA-D5sQ


ttps://www.ebiografia.com/charles_chaplin/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gone_with_the_Wind

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ORDEM E PROGRESSO

Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”. O velho adágio tem um valor importante para todos nós. Nós podemos considerar a ordem no nível microssocial e também no nível macrossocial. A ordem baseia-se na virtude chamada disciplina.
No nível microssocial, temos a considerar a ordem do cidadão que é baseada em rigorosa disciplina para cumprir a organização da sua agenda pessoal.

No nível macrossocial – o Brasil como uma nação - temos a ordem assentada na hierarquia das organizações, uma rigorosa disciplina que baseia-se na obediência aos superiores hierárquicos. Como exemplo da altíssima organização da ordem social brasileira, temos as Forças Armadas formadas pelo Exército, a Aeronáutica e a Marinha, os quais representam a defesa do território nacional.

No nível macrossocial, temos outro exemplo da altíssima organização social brasileira que é a ordem do Estado assentada sobre três poderes: Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo. Da mesma forma, a ordem dos vinte e seis Estados, bem como as diversas Prefeituras em todo o país.

Louvemos a nossa belíssima bandeira! Ela é o principal símbolo da nossa pátria. Seu dístico “Ordem e Progresso” vibra intensamente em nossos corações. Nós somos a pátria amada, Brasil!



Lúcia Rocha

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DEPOIS DA TEMPESTADE

Escorregou? Caiu?
O remorso que atormenta?
Não importa o tamanho da desdita,
a alma sofre,
dói.

Durante a tempestade
é muito bom falar com Deus
e vem a mão amiga
ajudando a ir em frente,
sozinho a retomada
pode ser mesmo impossível.

Se andou o tempo
e a alma ainda sofre
é porque não perdoou direito,
não enterrou a mágoa
no desvão do esquecimento.

A alma só fica em paz
se perdoa de verdade,
lavou tá nova.

Escorregou?
Levante para não cair mais.
Depois da tempestade
vem por certo a bonança.

(Poesia de Lúcia Rocha)



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MEDITAÇÃO

Nosso espírito assume centenas de reencarnações para aprimorar a personalidade. Assim, desenvolvemos gostos, tendências, vocações.” (André Luiz, “Os Mensageiros”, FEB)

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PENSAMENTOS

Na caminhada evolutiva é importante observar o conselho de Paulo, o Apóstolo dos gentios:”Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm.” (I Coríntios, 6:12).

O dever bem cumprido é luz firme para o dia e abençoado travesseiro para a noite.”
(“Os mensageiros”, FEB)

A palavra define o espírito.” (André Luiz, “Os Mensageiros”, FEB). Vê a palavra que tu “põe” na boca.

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Imagem relacionada
Outono, Boticelli

O TRABALHO INFANTIL

O trabalho é a principal virtude que o Homem deve adquirir, desde a mais tenra idade. A criança com mais de 1 ano, que já anda com desenvoltura, já pega seus objetos-brinquedos com as mãozinhas e leva-os de um lado para outro. Ela também empurra uma cadeirinha, um carrinho, algum objeto menor do que o tamanho dela. Pegando e empurrando pequenos objetos-brinquedos, a criança está desenvolvendo sua musculatura e seu intelecto, pois ela tem de primeiro pensar, planejar minimamente a ação para depois desenvolvê-la ainda que com simplicidade. Tudo isso é o trabalho físico-mental da criança bem pequena. A criancinha trabalha!

A mãe que não deixa a criança de 1 ano mexer em brinquedos e em pequenos objetos está atrapalhando o seu desenvolvimento físico-mental. Por volta dos 2 anos, a criança pequenina já entra na escola maternal que continua esse desenvolvimento do trabalho que a criança faz espontanea e automaticamente enquanto desenvolve-se física e intelectualmente.

Portanto, a criança trabalha desde que começa a andar com liberdade e em suas diversas etapas do desenvolvimento psico-motor e até aproximadamente o final dos 12 anos. É preciso que a família compreenda bem isso, ajudando-a todos os dias.

Lúcia Rocha
Desenho sobre papel para “O Outono” do pintor renascentista italiano Sandro Boticelli, que morreu antes de fazer a tela a óleo. Antes, ele havia feito “A Primavera”.

Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=Outono+Sandro+Botticelli&espv=2&biw=1242&bih=595&site=webhp&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjPj4TznsLRAhWDWpAKHc2MCZgQ7AkIMg#imgdii=MithNu1qb-_QmM%3A%3BMithNu1qb-_QmM%3A%3Btsv97Bc60rqPpM%

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Madona da cadeira, Raphael

NOTICIAS SOBRE LEV VYGOSTKY

Indico para vocês, meus leitores da educação, o livro “Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação”, da Psicóloga Teresa Cristina Rego, Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 1995.

É uma obra maravilhosa, recheada da teoria do Psicólogo bielo-russo Lev Semenovich Vygotsky. Ideal para fundamentar TCCs, Dissertações e Teses, bem como para auxiliar a moçada que começa na lida da sala de aula, desde a educação infantil até a 5ª série do ensino fundamental.
Bom trabalho para todos neste ano que inicia. O Brasil é a educação do povo.

Lúcia Rocha

Imagem:
Madona da Cadeira do pintor renascentista italiano Raphael Sanzio, 1549.

https://www.google.com.br/search?q=madona+de+Rafael+Sanzio+imagens&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&imgil=pgfvpTXCh_v6mM%253A%253BDaBCX2_xgxyiEM%253B



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