SALMO 23
Rei Davi
“O Senhor é o meu pastor, nada me
faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me por águas mui
tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas
veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale das
sombras da morte, eu não temeria mal algum porque tu estás comigo;
a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparais uma mesa perante mim na
presença dos meus inimigos, ungis minha cabeça com óleo, o meu
cálice transborda.
Certamente que a bondade e a
misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei
na casa do Senhor por longos dias.”
Lúcia Rocha
Fonte:
Biblia on-line
Imagem:
*
Vivien
Leigh
QUANTAS ARTES EXISTEM?
Na
Antiguidade Clássica, os gregos consideravam que havia quatro Artes:
a Dança, o Teatro, a Música e a Poesia.
No
início do século XX, passou-se a considerar que as Artes eram sete:
a Dança, o Teatro, a Música, a Pintura, a Arquitetura, a
Literatura e o Cinema. No século XXI, temos, além das sete citadas,
as seguintes Artes: a Fotografia, Designer de Jóias, Filmes animados
e os Games.
O
cinema – considerado a Sétima Arte - foi inventado, em 1895, pelos
irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, engenheiros. Eles
inventaram o cinematógrafo, máquina de filmar e projetar filmes
com imagens em movimento. Eles fizeram vários documentários em
preto e branco, em cinema mudo de curtíssima duração. O primeiro
filme foi exibido numa sala especial de cinema. Chamava-se “A
chegada de um trem à estação de Ciotat”, que durou dois minutos.
Quando o trem chegou na estação, parecia saltar da tela, o que fez
a plateia apavorada sair correndo da sala buscando a rua.
Em
1915, o artista Charles Chaplin inicou a produção de filmes de
longa metragem, em preto e branco, o chamado cinema mudo. Seu
primeiro filme foi “The tramp” (O vagabundo). Todos os filmes de
Chaplin tinham ele como diretor e principal ator fazendo mímica;
eram filmes do gênero pastelão com um toque de dramaticidade. Seus
filmes mudos apresentavam cenas de uma história que, de vez em
quando, eram intercaladas com uma pequena narrativa na tela. Os
filmes mudos eram acompanhados pela música de uma pianola.
Chaplin
fez vários filmes mudos em preto e branco. Seus principais foram
Luzes da Cidade, O garoto, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.
Chaplin representa a maior parte do cinema que existiu nas primeiras
décadas do século XX.
Em
1939, o americano Victor Fleming dirigiu e lançou o primeiro filme
colorido, falado e sonoro, o longa metragem “...Gone with the wind”
(“...E o vento levou”), pela empresa Metro-Goldwing-Mayer. O
filme tinha 4 hs de duração com intervalo. Foi uma grande inovação,
pois além do colorido belíssimo, o som ambiente original bem como
as falas coincidiam perfeitamente com as tomadas de cena. A música
circunstancial e o tema musical foram outra inovação, grandes
composições que completavam a belíssima imagem e a interpretação
dos atores.
“...E
o vento levou” é um épico que retrata com muita emoção e
veracidade o drama de uma família que vive as circunstâncias
adversas de ficar na miséria por causa da Guerra Civil Americana, em
pleno Pós- Guerra Mundial. O filme foi estrelado pelo jovem galã
americano Clark Gable e pela grande atriz inglesa de renome mundial,
a jovem e belíssima Vivien Leigh, em closes inesquecíveis. O
figurino e a maquiagem são um deslumbramento à parte. Chiquérrimo!
Até hoje é um sucesso internacional. Chegou no Brasil em 1940, um
ano depois do lançamento.
Lúcia
Rocha
Imagem:
A
atriz Viven Leigh, protagonista do filme “...E o vento levou”.
https://www.google.com/search?q=filme+E+o+vento+levou+fotos&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwj4v7f83a3RAhXDk5AKHTA-D5sQ
ttps://www.ebiografia.com/charles_chaplin/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gone_with_the_Wind
*
ORDEM E PROGRESSO
“Um
lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”. O velho adágio
tem um valor importante para todos nós. Nós podemos considerar a
ordem no nível microssocial e também no nível macrossocial. A
ordem baseia-se na virtude chamada disciplina.
No
nível microssocial, temos a considerar a ordem do cidadão que é
baseada em rigorosa disciplina para cumprir a organização da sua
agenda pessoal.
No
nível macrossocial – o Brasil como uma nação - temos a ordem
assentada na hierarquia das organizações, uma rigorosa disciplina
que baseia-se na obediência aos superiores hierárquicos. Como
exemplo da altíssima organização da ordem social brasileira,
temos as Forças Armadas formadas pelo Exército, a Aeronáutica e a
Marinha, os quais representam a defesa do território nacional.
No
nível macrossocial, temos outro exemplo da altíssima organização
social brasileira que é a ordem do Estado assentada sobre três
poderes: Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo. Da
mesma forma, a ordem dos vinte e seis Estados, bem como as
diversas Prefeituras em todo o país.
Louvemos
a nossa belíssima bandeira! Ela é o principal símbolo da nossa
pátria. Seu dístico “Ordem e Progresso” vibra intensamente em
nossos corações. Nós somos a pátria amada, Brasil!
Lúcia
Rocha
Imagem:
*
DEPOIS DA TEMPESTADE
Escorregou?
Caiu?
O
remorso que atormenta?
Não
importa o tamanho da desdita,
a
alma sofre,
dói.
Durante
a tempestade
é
muito bom falar com Deus
e vem
a mão amiga
ajudando
a ir em frente,
sozinho
a retomada
pode
ser mesmo impossível.
Se
andou o tempo
e a
alma ainda sofre
é
porque não perdoou direito,
não
enterrou a mágoa
no
desvão do esquecimento.
A
alma só fica em paz
se
perdoa de verdade,
lavou
tá nova.
Escorregou?
Levante
para não cair mais.
Depois
da tempestade
vem
por certo a bonança.
(Poesia
de Lúcia Rocha)
*
MEDITAÇÃO
“Nosso
espírito assume centenas de reencarnações para aprimorar a
personalidade. Assim, desenvolvemos gostos, tendências, vocações.”
(André Luiz, “Os Mensageiros”, FEB)
*
PENSAMENTOS
Na
caminhada evolutiva é importante observar o conselho de Paulo, o
Apóstolo dos gentios:”Todas as coisas me são lícitas, mas nem
todas me convêm.” (I Coríntios, 6:12).
“O
dever bem cumprido é luz firme para o dia e abençoado travesseiro
para a noite.”
(“Os
mensageiros”, FEB)
“A
palavra define o espírito.” (André Luiz, “Os Mensageiros”,
FEB). Vê a palavra que tu “põe” na boca.
*
Outono, Boticelli
O TRABALHO INFANTIL
O
trabalho é a principal virtude que o Homem deve adquirir, desde a
mais tenra idade. A criança com mais de 1 ano, que já anda com
desenvoltura, já pega seus objetos-brinquedos com as mãozinhas e
leva-os de um lado para outro. Ela também empurra uma cadeirinha, um
carrinho, algum objeto menor do que o tamanho dela. Pegando e
empurrando pequenos objetos-brinquedos, a criança está
desenvolvendo sua musculatura e seu intelecto, pois ela tem de
primeiro pensar, planejar minimamente a ação para depois
desenvolvê-la ainda que com simplicidade. Tudo isso é o trabalho
físico-mental da criança bem pequena. A criancinha trabalha!
A mãe
que não deixa a criança de 1 ano mexer em brinquedos e em pequenos
objetos está atrapalhando o seu desenvolvimento físico-mental. Por
volta dos 2 anos, a criança pequenina já entra na escola maternal
que continua esse desenvolvimento do trabalho que a criança faz
espontanea e automaticamente enquanto desenvolve-se física e
intelectualmente.
Portanto,
a criança trabalha desde que começa a andar com liberdade e em suas
diversas etapas do desenvolvimento psico-motor e até aproximadamente
o final dos 12 anos. É preciso que a família compreenda bem isso,
ajudando-a todos os dias.
Lúcia
Rocha
Desenho
sobre papel para “O Outono” do pintor renascentista italiano
Sandro Boticelli, que morreu antes de fazer a tela a óleo. Antes,
ele havia feito “A Primavera”.
Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=Outono+Sandro+Botticelli&espv=2&biw=1242&bih=595&site=webhp&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjPj4TznsLRAhWDWpAKHc2MCZgQ7AkIMg#imgdii=MithNu1qb-_QmM%3A%3BMithNu1qb-_QmM%3A%3Btsv97Bc60rqPpM%
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Madona da cadeira, Raphael
NOTICIAS SOBRE LEV
VYGOSTKY
Indico
para vocês, meus leitores da educação, o livro “Vygotsky: uma
perspectiva histórico-cultural da educação”, da Psicóloga
Teresa Cristina Rego, Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 1995.
É
uma obra maravilhosa, recheada da teoria do Psicólogo bielo-russo
Lev Semenovich Vygotsky. Ideal para fundamentar TCCs, Dissertações
e Teses, bem como para auxiliar a moçada que começa na lida da
sala de aula, desde a educação infantil até a 5ª série do ensino
fundamental.
Bom
trabalho para todos neste ano que inicia. O Brasil é a educação do
povo.
Lúcia
Rocha
Imagem:
Madona
da Cadeira do pintor renascentista italiano Raphael Sanzio, 1549.
https://www.google.com.br/search?q=madona+de+Rafael+Sanzio+imagens&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&imgil=pgfvpTXCh_v6mM%253A%253BDaBCX2_xgxyiEM%253B
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