quarta-feira, 9 de julho de 2014

Rafael Sanzio

Auto retrato aos 22 anos (1505); Wikimedia Commons

Rafael Sanzio (1483-1520) nasceu em Urbino, Itália. Viveu em Florença e Roma. É um dos mais importantes artistas do Renascimento. Filho de família abastada, desde a adolescência teve seu próprio estúdio de pintura. Em 1515, aos 27 anos, já era o arquiteto oficial do Vaticano. Trabalhou para o Papa Pio X. Produziu muitos retratos, desenhos de tapeçarias, cenografias e decorações sacras.

Desde cedo, começou a treinar a vista vendo quadros e afrescos dos temas de Pietro Perugino, Luca Signorelli e Filippino Lippo, pintores de santos. Copiou figuras de Leonardo da Vinci e Michelangelo como parte dos seus estudos de desenho de anatomia, que, no entanto simplificou para desenvolver seu estilo único.

Madonna del Granduca (1505); Wikimedia Commons
Madona Sistina, Gemäldegalerie Alte Meister, Dresden; Wikimedia Commons

Seu nome é associado à imagem de Nossa Senhora. A Madona acompanhou sua carreira nos quadros que pintava: uma Madona em convívio com o filho ou outros personagens sagrados. Ele tornou a Madona loura. Em seus quadros da Madona destacou a relação amorosa da mãe com o filho. A madona foi o tema central da sua obra. Contudo, a mãe do Cristo não é um tema bíblico; no Novo Testamento seu papel é secundário. Mas, o culto da Virgem foi de importância central no desenvolvimento das ideias e emoções da Europa Cristã num momento em que o mundo ocidental vivia as convulsões do materialismo pagão. Rafael casou-se cedo, teve uma vida abastada. Morreu aos 37 anos, vítima de uma febre.

A Ninfa Galateia , afresco, Villa Carmesina, Roma; Wikimedia Commons
A Madona , o menino e o pequeno S. João, Museu do Louvre; Wikimedia Commons
La fornarina (1520); mastologia.wordpress.com
Madona Sistina, detalhe, Gemäldegalerie; Wikimedia Commons
A repulsão de Átila, afresco, Palácio do Vaticano;Wikimedia Commons
Escola de Atenas, afresco, Palácio Apostólico, Vaticano; Wikimedia Commons

O afresco "Escola de Atenas” é uma alegoria, entre outras, que pintou em afresco no Palácio Apostólico do Vaticano. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas reunidos numa cena ao redor de Aristóteles e Platão, que estão no centro da obra. Platão, o mais velho, segura o Timeu e aponta para o alto, identificando-se com o ideal, o mundo das ideias. Aristóteles, discípulo de Platão, segura a Ética e tem a mão na horizontal, representando o terrestre, o mundo sensível.

Fontes:
Thoenes, Christof, Rafael, Taschen, 2005
Gombrich, E.H. ,“A História da Arte”, RJ , LTC, 2009
http://en.wikipedia.org/wiki/Raphael
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Atenas

Profa. Lucia Rocha

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/Sanzio_00.jpg
Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/2/21/Raphael_-_Madonna_dell_Granduca_LR.jpg
Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/Raffael_051.jpg
Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7f/Raffael_012.jpg
Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/28/Raffael_030.jpg
Imagem: http://mastologia.files.wordpress.com/2008/06/rafael_sanzio_portrait.jpg?w=207&h=300
Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Leoattila-Raphael.jpg
Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/Sanzio_01.jpg

Um comentário:

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada