segunda-feira, 7 de julho de 2014

Psicologia - Desacelerando a Mente


Nunca tivemos uma indústria de lazer tão grande e diversificada, mas o homem nunca foi tão triste e sujeito a doenças psíquicas. É o que afirma o Dr. Augusto Jorge Cury, médico psiquiatra, que deu entrevista ao programa EPTV Comunidade, da Rede Globo, no dia 28 de dezembro de 2013. Na ocasião, ele apresentou seu novo livro “Ansiedade” onde explica técnicas para a desaceleração do pensamento para que a pessoa possa ter uma vida mais tranquila, mais produtiva, mais feliz. O médico afirma que a emoção pode ser treinada para a felicidade e para a tranquilidade, para superar a ansiedade e descobrir coragem na dor, na fragilidade e lições nos fracassos.

De acordo com o Dr. Cury , a história da Humanidade registra reis e súditos, intelectuais e iletrados que não conquistaram a felicidade porque não aprenderam nada a esse respeito. O médico explica que a felicidade não é um dom, mas depende de treinamento. 

Nos tempos modernos, as pessoas aprendem a ganhar dinheiro com suas profissões, vivem com a mente acelerada, muitos viram workaholics. Mas, não aprendem a ser felizes. As pessoas então se tornam escravas da máquina de fazer dinheiro – o trabalho – e vivem exclusivamente de autocobranças, de metas irritadiças, de prazos pesados como chumbo. São os carrascos de si mesmos que não se enxergam com realidade no espelho. Vivem de sofrimento, são infelizes e não sabem que se tornaram vítimas do círculo vicioso do trabalho. São doentes em potencial, muitos já vivem em tratamento da ansiedade e da depressão e outras doenças psíquicas. 

Para o Dr. Cury, neste século tão acelerado o homem precisa dar um espaço digno para a felicidade na sua agenda. Ele precisa planejar momentos para ser feliz com a família e com os amigos e para apreciar o belo através da literatura, do cinema, da música, das obras de arte. Assim, o homem estará desacelerando a mente e treinando a emoção para a tranquilidade e para uma maior produtividade. E aprendendo a ser feliz. 

Penso que as crianças e os adolescentes devem ser educados não para serem mais ricos, mas para serem felizes, pois assim aprenderão o devido valor das coisas. 

http://ebooksgratis.com.br/tag/augusto-cury/

Profa. Lucia Rocha

Imagem: http://lindacargillselfe.com/wp-content/uploads/2013/05/14119266-intelligence-brain-function-isolated-on-a-white-background-with-gears-and-cog-symbols.jpg

Um comentário:

  1. Realmente é muito importante saber separar um tempo para a família, amigos e lazer para não sucumbir ao estresse do cotidiano!

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada