segunda-feira, 20 de março de 2017


REVISTA ELETRONICA INTERMEZZO


FILOSOFIA - O SER E O TER

Na vida existem “o ser” e o “ter”. “O ser” é tudo o que diz respeito à nossa personalidade, à nossa pessoa como o nosso corpo, a nossa saúde, o nosso Espírito, a nossa inteligência, os nossos conhecimentos, as nossas virtudes, etc.

O ter” é tudo o que nós possuimos ou podemos possuir seja comprando com dinheiro honesto, seja recebendo como presentes materiais de outras pessoas, a nossa casa com todo o mobiliário e aparelhos eletroeletrônicos avançados, a nossa comida, a nossa água para beber, o nosso vestuário, os medicamentos quando necessários e os médicos nos receitam para algum eventual tratamento de saúde, algum instrumento musical que por acaso tocamos, um automóvel, etc.

O ser” diz respeito às nossas posses espirituais como por exemplo os nossos conhecimentos adquiridos na escolaridade ou na conviência com pessoas cultas ou adquiridos através de leituras edificantes, sejam jornais, revistas, romances e também a televisão e o cinema com suas edificantes novelas e filmes.

Outro tipo de “ser” são as virtudes que precisamos adquirir como o amor à nossa própria vida com saúde; a fé, a esperança e o amor ao próximo (a caridade); o trabalho honesto, a paciência, o perdão, a coragem, a temperança (comer e beber somente o necessário); o amor à pátria; a fidelidade, a tolerância, a simplicidade, o não-perfeccionismo, a amizade; o respeito pelas autoridades e também pelas pessoas mais idosas e também pelos amigos e demais pessoas; o silêncio em determinados momentos, a paz que damos aos outros, o dever retamente cumprido diariamente, etc.

A pessoa mais evoluída se preocupa em adquirir os conhecimentos para “o ser” e não em adquirir apenas as coisas, as posses materiais do “ter”. Por isso, ao julgarmos uma pessoa, como um namorado que analisa o parceiro para ver se eles combinam, nós devemos priorizar “o ser” dessa pessoa e não “o ter”, como o dinheiro e bens materiais que ela possui.

Assim, nós devemos priorizar para nós mesmos “o ser” e não “o ter”.

Profª Lúcia Rocha
Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=arvores+estilizadas+imagens&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwi23IGG6dbSAhVJFZAKHSeWCwI

*

POESIA – SOU O REI
Profª Lúcia Rocha

Tum tum!
Tarará tum tum!
Tum tum!
Tarará tum tum!

Que é que eu sou? Que é que eu sou? Que é que eu sou?
Sou o rei!
Que é que eu sou? Que é que eu sou?
Sou o rei!
Tarará tum tum!

Sou o rei porque passo servindo,
pego fogo mas saio sorrindo.

É a Cultura! A Cultura! A Cultura!
Olha que lindo!
É a Cultura! É a Cultura!
Olha que lindo
até me arrepio.

Às vezes sou bobo da corte,
me faço de bobo da corte.

É vero sou bobo,
sou bobo, sou bobo,
sou bobo de fato,
real bobalhão,
além disso o primeiro!

O rei é bobo!
Todo mundo é bobo.
O rei é bobo!
Todo mundo é bobo
até me arrepio.

Que é que eu sou? Que é que eu sou? Que é que eu sou?
Sou o rei!
Que é que eu sou? Que é que eu sou?
Sou o rei!
Tarará tum tum!

É a Cultura! A Cultura! A Cultura!
Viva o rei!
É a Cultura! A cultura!
Viva o rei!
Todo mundo é rei.

*

PENSAMENTOS

Ninguém evolui, nem prospera, nem se educa enquanto não aprende a usar o tempo.” (Espírito André Luiz)

Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos.” (Monteiro Lobato)

Quando o discípulo está preparado, Deus manda o instrutor. Quendo o servidor está preparado, Deus manda o serviço.” (Espírito André Luiz)

Profª Lúcia Rocha

*





Resultado de imagem para cavalos correndo


MEDITAÇÃO

O homem terrestre não é um deserdado da sorte. É filho de Deus em trabalho construtivo envergando roupa de carne, aluno da escola benemérita onde precisa aprender a elevar-se. A luta humana é sua oportunidade, a ferramenta, o seu livro.” (Espírito Emmanuel)

Profª Lúcia Rocha

Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=cavalos+correndo&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&imgil=KsDoUwjrkk1ZNM%253A%253Bd48wh3_XFeQsOM%253Bhttp%25253A%25252F


*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada