segunda-feira, 6 de março de 2017

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O Evangelho de Amor,
Paz!
A palavra do Senhor,
Luz!


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MEDITAÇÃO

Todos somos livres para desejar e fazer o Bem ou o Mal. Mas todos somos obrigados a colher o que plantamos de Bem ou de Mal.

Profª Lúcia

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PALAVRA DO EVANGELHO

Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto quem pede recebe e quem procura acha e àquele que bata à porta, abrir-se-á.” (Mateus, 7:7)

Séria leviano e infantil interpretar a letra do Evangelho como ela foi dada através dessa parábola de Jesus. Então, “bater à porta” significa buscar a solução desejada, necessária para o momento que porventura estejamos passando.

O certo, portanto é interpretar essa palavra do Mestre como um aviso: “quem procura acha”. Isto é, quem procura o Bem vai encontrar como resposta natural da vida apenas o Bem. Ai daquele que procure o Mal. Mas, a Divina Providência vai mostrar-lhe o caminho do Bem assim mesmo, apenas por um certo tempo. Vai perdoá-lo por um tempo, não mais que isso.

Pois, depois desse certo tempo, se a pessoa do Mal continuar no Mal, então a Divina Providência vai mostrar a esse cidadão malévolo que ele está errado mandando-lhe corretivos de dor. Pois se não aprendeu por amor, vai aprender com absoluta certeza pela dor. “O Homem de Bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração. O homem do Mal tira-as do mau tesouro do seu coração.” Assim disse também Jesus.

Naquele tempo longinquo da Antiguidade Clássica greco-romana, Jesus tinha 12 discípulos que caminhavam com ele para as pregações que Jesus fazia à beira de um riacho para ficar fresquinho o ambiente com a presença da água limpida. Ou Jesus subia num pequeno monte para pregar sua palavra que era obviamente o seu Evangelho (que significa a“Boa Nova”, ou seja, as “Boas Notícias” sobre o Reino de Deus para quem cumpre o Evangelho de amor.

Profª Lúcia Rocha

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A CARTILHA E A SÍLABA


A criança começa a falar usando a sílaba: “mã”, “pá”. Ela fala por imitação dos adultos e de crianças maiores ao seu redor. Ela se esforça para falar a palavra inteira, mas não consegue porque seu aparellho fonador ainda não está pronto. Ela está adquirindo a linguagem oral lentamente.
Então, basta se observar a realidade insofismável dos fatos para se compreender que a sílaba é a menor unidade linguística para a compreensão do pensamento humano, tanto que o bebê começa a falar pela sílaba.
Ao entrar na 1ª série do Ensino Fundamental, a criança de 6 anos já está com a Linguagem Oral pronta (parte inicial da gramática), mas não está com a gramática totalmente pronta, pois esta cuida da Linguagem Oral e também da Linguagem Escrita que começa com a Alfabetização (aprender a escrever e a ler).
Para ser alfabetizada, a criança precisa voltar atrás, recomeçando a usar a sílaba como usou quando era bebê no início da aquisição da Linguagem Oral. Na Alfabetização a criança aprende por imitação do professor que escreve na lousa as sílabas da Cartilha: ba,be, bi, bo, bu.


Na Alfabetização, não se deve passar lição de casa porque a criança sozinha vai escrever de forma errada a sílaba. Na sala de aula, a professora tem de pegar na mão da criancinha e ajudá-la a segurar o lápis corretamente. Criança por criança. E caneta não! Lápis apontado corretamente e borrachinha miolo de pão, bem molinha, ensinando-se a criança a apagar o erro senão ela rasga a página do caderno.
Assim, não é correto dizer-se que a criança já entra na 1ª série do ensino fundamental com a gramática pronta. Está errado. A gramática só estará pronta quando a criança começar a produzir pequenos textos que comuniquem uma mensagem de fato.


A Alfabetização é um processo longo que não pode ser feito às pressas em apenas 2 ou 3 meses cretinos de uma professora incompetente, preguiçosa, que não vê a hora de empurrar a criança para a série seguinte porque ela não quer alfabetizar ninguém, “Deus me livre isso aí”. Como se vê, essa professora odeia seu trabalho! Simples, minha cara cretina: largue a profissão que não lhe compete, se não quer serviço, vá catar sucata.
A melhor forma de se alfabetizar uma criança ou adulto é com a Cartilha. E ninguem, seja criança ou adulto, pode se alfabetizar sozinho sem a ajuda de um professor. Por isso, a Alfabetização deve ser feita na escola.
A cartilha “Caminho Suave”, de Benedita Sthal Sodré, está uma belezura em sua nova edição cheia de desenhinhos modernos. Ótima para a alfabetização da criançada e da moçada brasileiras.
Os belíssimos governos federal e estadual estão colaborando firmemente com a alfabetização da criançada e da moçada brasileira distribuindo essa cartilha, de graça, em todas as escolas do Brasil, absolutamente todas. Parabéns governos de todos os Estados brasileiros !
Parabéns MEC lindíssimo! Que supervisiona os brasileiros no início da caminhada pelo nosso belíssimo português!


Sentido!
Sentido! Sentido! Sentido!
Que país é esse?
É o Brasil meu irmão,
a palavra é a lingua viva,
viva o português!
Profª Lúcia Rocha
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VALORES HUMANOS
Os nossos maiores valores humanos são o corpo, o espírito e o nosso belo português. Nós somos a pátria amada, Brasil!
Profª Lúcia Rocha

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PENSAMENTO

Os cães ladram e a caravana passa.” (Espírito Bezerra de Menezes)

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POESIA – SOL GRANDE
Lúcia Rocha


Sol Grande nós temos,
nós temos Sol Grande,
o Beneplácito do Sol.

Sol Grande nós temos,
lá em cima nós temos,
a Alegria do Sol,
Luz!


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