O
Evangelho de Amor,
Paz!
A
palavra do Senhor,
Luz!
Imagem:
MEDITAÇÃO
Todos
somos livres para desejar e fazer o Bem ou o Mal. Mas todos somos
obrigados a colher o que plantamos de Bem ou de Mal.
Profª
Lúcia
PALAVRA
DO EVANGELHO
“Pedi
e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá;
porquanto quem pede recebe e quem procura acha e àquele que bata à
porta, abrir-se-á.” (Mateus, 7:7)
Séria
leviano e infantil interpretar a letra do Evangelho como ela foi dada
através dessa parábola de Jesus. Então, “bater à porta”
significa buscar a solução desejada, necessária para o momento que
porventura estejamos passando.
O
certo, portanto é interpretar essa palavra do Mestre como um aviso:
“quem procura acha”. Isto é, quem procura o Bem vai encontrar
como resposta natural da vida apenas o Bem. Ai daquele que procure o
Mal. Mas, a Divina Providência vai mostrar-lhe o caminho do Bem
assim mesmo, apenas por um certo tempo. Vai perdoá-lo por um tempo,
não mais que isso.
Pois,
depois desse certo tempo, se a pessoa do Mal continuar no Mal, então
a Divina Providência vai mostrar a esse cidadão malévolo que ele
está errado mandando-lhe corretivos de dor. Pois se não aprendeu
por amor, vai aprender com absoluta certeza pela dor. “O Homem de
Bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração. O homem do Mal
tira-as do mau tesouro do seu coração.” Assim disse também
Jesus.
Naquele
tempo longinquo da Antiguidade Clássica greco-romana, Jesus tinha
12 discípulos que caminhavam com ele para as pregações que Jesus
fazia à beira de um riacho para ficar fresquinho o ambiente com a
presença da água limpida. Ou Jesus subia num pequeno monte para
pregar sua palavra que era obviamente o seu Evangelho (que significa
a“Boa Nova”, ou seja, as “Boas Notícias” sobre o Reino de
Deus para quem cumpre o Evangelho de amor.
Profª
Lúcia Rocha
Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=figuras+de+Africa+estilizadas&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&espv=2&biw=1242&bih=595&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&v
*
A CARTILHA E A SÍLABA
A criança começa a falar usando
a sílaba: “mã”, “pá”. Ela fala por imitação
dos adultos e de crianças maiores ao seu redor. Ela se esforça
para falar a palavra inteira, mas não consegue porque seu aparellho
fonador ainda não está pronto. Ela está adquirindo a linguagem
oral lentamente.
Então, basta se observar a
realidade insofismável dos fatos para se compreender que a sílaba é
a menor unidade linguística para a compreensão do pensamento
humano, tanto que o bebê começa a falar pela sílaba.
Ao entrar na 1ª série do Ensino
Fundamental, a criança de 6 anos já está com a Linguagem Oral
pronta (parte inicial da gramática), mas não está com a gramática
totalmente pronta, pois esta cuida da Linguagem Oral e também da
Linguagem Escrita que começa com a Alfabetização (aprender a
escrever e a ler).
Para ser alfabetizada, a criança
precisa voltar atrás, recomeçando a usar a sílaba como usou
quando era bebê no início da aquisição da Linguagem Oral. Na
Alfabetização a criança aprende por imitação do
professor que escreve na lousa as sílabas da Cartilha: ba,be,
bi, bo, bu.
Na Alfabetização, não se deve
passar lição de casa porque a criança sozinha vai escrever de
forma errada a sílaba. Na sala de aula, a professora tem de pegar
na mão da criancinha e ajudá-la a segurar o lápis corretamente.
Criança por criança. E caneta não! Lápis apontado corretamente e
borrachinha miolo de pão, bem molinha, ensinando-se a criança a
apagar o erro senão ela rasga a página do caderno.
Assim, não é correto dizer-se
que a criança já entra na 1ª série do ensino fundamental com a
gramática pronta. Está errado. A gramática só estará pronta
quando a criança começar a produzir pequenos textos que comuniquem
uma mensagem de fato.
A Alfabetização é um processo
longo que não pode ser feito às pressas em apenas 2 ou 3 meses
cretinos de uma professora incompetente, preguiçosa, que não vê a
hora de empurrar a criança para a série seguinte porque ela não
quer alfabetizar ninguém, “Deus me livre isso aí”. Como se vê,
essa professora odeia seu trabalho! Simples, minha cara cretina:
largue a profissão que não lhe compete, se não quer serviço, vá
catar sucata.
A melhor forma de se alfabetizar
uma criança ou adulto é com a Cartilha. E ninguem, seja criança ou
adulto, pode se alfabetizar sozinho sem a ajuda de um professor. Por
isso, a Alfabetização deve ser feita na escola.
A cartilha “Caminho Suave”, de
Benedita Sthal Sodré, está uma belezura em sua nova edição cheia
de desenhinhos modernos. Ótima para a alfabetização da criançada
e da moçada brasileiras.
Os belíssimos governos federal e
estadual estão colaborando firmemente com a alfabetização da
criançada e da moçada brasileira distribuindo essa cartilha, de
graça, em todas as escolas do Brasil, absolutamente todas. Parabéns
governos de todos os Estados brasileiros !
Parabéns MEC lindíssimo! Que
supervisiona os brasileiros no início da caminhada pelo nosso
belíssimo português!
Sentido!
Sentido! Sentido! Sentido!
Que país é esse?
É o Brasil meu irmão,
a palavra é a lingua viva,
viva o português!
Profª Lúcia Rocha
Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=figuras+de+África&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiG9Pu--57SAhVlxoMKHaUdD8gQ7AkIOA&
*
VALORES HUMANOS
Os nossos maiores valores humanos
são o corpo, o espírito e o nosso belo português. Nós somos a
pátria amada, Brasil!
Profª Lúcia Rocha
Imagem:
*
PENSAMENTO
“Os
cães ladram e a caravana passa.” (Espírito Bezerra de Menezes)
Imagem:
https://www.google.com.br/search?q=mulheres+africanas+pinturas&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwivzo2v8J7SAhU
*
POESIA
– SOL GRANDE
Lúcia
Rocha
Sol
Grande nós temos,
nós
temos Sol Grande,
o
Beneplácito do Sol.
Sol
Grande nós temos,
lá
em cima nós temos,
a
Alegria do Sol,
Luz!
Imagem:
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada