A língua é a criação social mais importante de um povo. Ela é o valor cultural mais alto de um ethos (do grego, “morada”; e por extensão, “nação, “país”, “pátria”). A comunicação linguística realiza-se através da expressão oral e da expressão escrita.
Tanto a linguagem oral (a fala) quanto a linguagem escrita (a escrita) têm três níveis distintos: o culto, o popular e o coloquial (entre familiares e amigos).
Observando-se a realidade indubitável dos fatos, podemos compreender que a norma culta da língua portuguesa é a que a educação valoriza em todos os níveis da escolaridade, desde o ensino fundamental até a universidade. A norma culta da língua também é encontrada nas conversas entre intelectuais da elite, bem como nos documentos oficiais (como a Constituição Federal e demais leis), nas pesquisas e outras produções acadêmicas, nos livros didáticos, paradidáticos, nas certidões cartoriais e outros documentos e obras importantes.
O que é a gramática normativa? A gramática normativa é um conjunto de regras para o uso correto da norma culta da língua, o nível mais alto da língua bem escrita e bem falada.
No Brasil, diversos autores escreveram a gramática normativa da língua portuguesa. Mas, a nossa gramática normativa é uma só com as mesmas regras para o bom uso da norma culta da nossa língua.
O ensino da gramática normativa é indispensável na escola. Sem o ensino gradativo da gramática normativa, os alunos jamais saberão que existe uma norma culta da língua e não apenas os falares (dialetos) que eles usam diariamente no convívio familiar e social, inclusive na internet.
A escola precisa valorizar o estudo da gramática normativa até a universidade. Imagine-se os adolescentes sem o estudo da gramática normativa? Imagine-se futuros professores de português, entre pedagogos e especialistas, que não conhecem a fundo a gramática normativa?
O pedagogo é o primeiro professor de português. É ele que ensina a alfabetização e depois, gradativamente, a redação até o final da 5ª série do ensino fundamental. Quando esse aluno chega na 6ª série, o professor de português especialista o recebe já com a redação pronta: um texto muito bom, comunicação perfeita! Ao professor especialista cabe, pois, continuar zelando pela redação que o pedagogo cuidou. Sugiro também aos professores das demais disciplinas que façam o mesmo até o final do ensino médio.
Por outro lado, o Brasil faz parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), cujos fundadores, em 1996, foram: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste. (Pasquale & Ulisses, Gramática da Língua Portuguesa; Scipione; SP, 2004).
O principal objetivo da CPLP é “a promoção e a difusão da língua portuguesa.” Portanto, o nosso país tem o dever de promover a língua portuguesa, isto é, dignificá-la, exaltá-la, honrando o legado que recebeu de Portugal, com todo o amor, no descobrimento, em 1500.
Viva Portugal que nos legou a língua portuguesa que tanto amamos! A pátria amada é, antes de tudo, o nosso belíssimo português.
Fontes:
Cegalla, Domingos Paschoal; Novíssima Gramática da Língua Portuguesa; Editora Nacional; 1997.
Pasquale & Ulisses, Gramática da Língua Portuguesa; Scipione; SP, 2004.
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Profª Lúcia Rocha
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