O riso e o choro são expressões físicas de emoções humanas. Mas, ainda no século XX era comum certas famílias educarem os meninos de forma equivocada. Elas não deixavam seus meninos e adolescentes masculinos chorarem alegando que “homem não chora”, pois chorar era “sinal de fraqueza”, “coisa de mulher”. Homem não podia chorar porque tinha de “ser forte”.
No século XXI, muitos descendentes destas mesmas famílias podem continuar nesse equívoco. Chorar e rir são expressões humanas, independente de gênero. Mulheres têm sentimentos, podem chorar, ninguém repara. Homens ainda se vêm por aí com essa ideia de que o choro não é coisa de homem, de macho.
Então, é parar para pensar. E educar as crianças e os adolescentes contemporâneos dos dois gêneros, masculino e feminino, para a realidade da vida. Para que se tornem adultos que possam se expressar livremente, chorando diante de um acontecimento bom ou chorando quando alguma coisa não deu certo ou por outro motivo ruim.
É preciso preparar os futuros adultos modernos com a liberdade de expressão das suas emoções humanas, seja em público ou a sós.
Profa. Lucia Rocha
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgADpLW-7ggRn9mWcZOxHkCvrBcS5zYFoylmrRz3M5zXlNyhkIMXYaarGjk0Sj61_QcIUBu-_nVoNGbqztvpe5rbG63Q1n9-nKtQVN9s-5V88L3IM47xKhaMlUw0fDIw0gN9c34ocGdJmA/s1600/tumblr_lhxgytLjhs1qhlab9o1_400.jpg
Concordo plenamente! Expressar-se é fundamental!
ResponderExcluir