Os Músicos, Caravaggio
O INTERMEZZO
INTERMEZZO. Revista Eletrônica. Filosofia, Artes, Ciências e
Música. Valores universais em vibração pela Humanidade em nosso momento
histórico.
Ó pátria amada,
se te elevas em hosanas aos
páramos celestes,
canto contigo,
desdobro em minha lira cada
verso teu,
alegria e êxtase.
Ó pátria minha,
berço alcandorado onde eu
nasci,
diante de ti me inclino em
reconhecimento,
a brasilidade é a medalhinha
que eu ganhei na infância
e que beijo todas as manhãs,
legado meu aos descendentes.
Brasil!Mostra a tua cara,
tua cara imensa de sotaques
coloridos!
Confia em mim!
Confia em mim!
Brasil!
(Da minha poesia “Pátria
amada”)
Lúcia Rocha
Imagem: “Os músicos”, óleo
sobre tela pelo pintor italiano do movimento Barroco Michelangelo Caravaggio da
Merisi, 1.899. Museu do Louvre, Paris.
*
OS CARTUNISTAS DA FOLHA
“Folha de São
Paulo” que começo a ler todas as manhãs. No caderno principal, o melhor do
Brasil: Adão, Laerte, Glauco, Capobianco, Angeli.
Profª Lúcia
Rocha
Imagem:
Do Filme O
Príncipe do Egito, Dreamswork. O jovem Moisés e o irmão egípcio.
cJAKHYJYB40Q7AkIOQ&biw=1242&bih=595#imgrc=4VIrhF6xLhO7dM:
*
NOSSO BELO PORTUGUÊS – A
PALAVRA CERTA
Desde a infância, as pessoas
devem falar o nome correto das coisas. Nada de ficar falando “isso aí”,
“troço”, “negócio”, “essa coisa”, etc. Todos os objetos e coisas têm um nome.
Isso é indispensáel para o desenvolvimento de um bom vocabulário, o que se
completa com a ajuda do Aurélio. Isto porque na hora de fazer a redação na
escola ou na faculdade, os alunos muitas vezes ficam sem saber o que escrever
por causa desse vício de linguagem.
A palavra certa do nosso belo
português.
Profª Lúcia Rocha
Imagem: “Branca de Neve” da
Disney Productions.
https://www.google.com.br/search?q=bRANCA+DE+nEVE+E+OS+sETE+aNÕES+FOTOS+DO+FILME&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&imgil=7cSrh3aAgP-xPM%253A%253B6KO709XcnRka
*
EDUCAÇÃO – A CARTILHA NA ALFABETIZAÇÃO
O psicólogo Lev Vygotsky
disse, com propriedade, que a criança já entra no 1º ano da escola fundamental
com a gramática da língua materna pronta.
Mas, o que a criança leva pronto
para a escola fundamental, para comunicar-se com perfeição, é apenas a LINGUAGEM ORAL. Pois a criança ainda não está
alfabetizada. A criança vai precisar
aprender a ler e a escrever, ou seja, vai precisar passar pela ALFABETIZAÇÃO.
O que ocorre é que no início
da Alfabetização a criança volta atrás
na compreensão da língua materna. Para
alfabetizar-se, ela tem de aprender as sílabas das palavras, de modo semelhante
ao que ocorreu quando ela começou a aprender a falar: “mã”, “pá”. A criança
começa a falar sílabas, prova de que a sílaba é a menor unidade para a
compreensão da inteligência humana. E assim a criança aprende a falar por
imitação dos sons das palavras que as pessoas mais velhas falavam ao redor
dela.
A professora de Alfabetização
começa a ensinar para a criança as sílabas formadas com a primeira consoante do
nosso alfabeto, a letra “b”: “ba”, “be”, “bi”, “bo”, “bu”. E assim vai pelo
alfabeto inteiro. Por imitação, a
criança copia do quadro as sílabas no caderno. E depois lê com a ajuda
da professora, sempre por imitação.
Ninguém se alfabetiza sozinho,
nem adulto, pois o processo ocorre por imitação de um orientador ou professor. A
alfabetização é um processo dos mais difíceis para a compreensão da
inteligência humana. A melhor Alfabetização que existe é a da clássica Cartilha que trabalha com as
sílabas que formam palavras.
A Alfabetização é o início do
conhecimento da Linguagem Escrita, indispensável para a continuidade dos
estudos até o curso superior. A única cartilha adequada para a Alfabetização é
a “Caminho Suave”, de Benedita Sthal Sodré, professora especializada em
alfabetização no português do Brasil.
Profª Lúcia Rocha
Imagem;
https://thumbs.dreamstime.com/x/serc-li-mioci-drzewa-valentine-12840770.jpg
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada