segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

 
                                                              Os Músicos, Caravaggio


O INTERMEZZO

INTERMEZZO. Revista Eletrônica. Filosofia, Artes, Ciências e Música. Valores universais em vibração pela Humanidade em nosso momento histórico.   

Ó pátria amada, 
se te elevas em hosanas aos páramos celestes,
canto contigo,
desdobro em minha lira cada verso teu,
alegria e êxtase.

Ó pátria minha,
berço alcandorado onde eu nasci,
diante de ti me inclino em reconhecimento,
a brasilidade é a medalhinha
que eu ganhei na infância
e que beijo todas as manhãs,
legado meu aos descendentes.

Brasil!Mostra a tua cara,
tua cara imensa de sotaques coloridos!
Confia em mim!
Confia em mim!
Brasil!

(Da minha poesia “Pátria amada”)

Lúcia Rocha

Imagem: “Os músicos”, óleo sobre tela pelo pintor italiano do movimento Barroco Michelangelo Caravaggio da Merisi, 1.899. Museu do Louvre, Paris.


*

Resultado de imagem para principe do egito dreamworks

OS CARTUNISTAS DA FOLHA
  
“Folha de São Paulo” que começo a ler todas as manhãs. No caderno principal, o melhor do Brasil: Adão, Laerte, Glauco, Capobianco, Angeli.  


Profª Lúcia Rocha

Imagem:
Do Filme O Príncipe do Egito, Dreamswork. O jovem Moisés e o irmão egípcio.

cJAKHYJYB40Q7AkIOQ&biw=1242&bih=595#imgrc=4VIrhF6xLhO7dM:

*

  
NOSSO BELO PORTUGUÊS – A PALAVRA CERTA

Desde a infância, as pessoas devem falar o nome correto das coisas. Nada de ficar falando “isso aí”, “troço”, “negócio”, “essa coisa”, etc. Todos os objetos e coisas têm um nome. Isso é indispensáel para o desenvolvimento de um bom vocabulário, o que se completa com a ajuda do Aurélio. Isto porque na hora de fazer a redação na escola ou na faculdade, os alunos muitas vezes ficam sem saber o que escrever por causa desse vício de linguagem.

A palavra certa do nosso belo português.


Profª Lúcia Rocha


Imagem: “Branca de Neve” da Disney Productions.
 https://www.google.com.br/search?q=bRANCA+DE+nEVE+E+OS+sETE+aNÕES+FOTOS+DO+FILME&rlz=1C1AOHY_pt-brBR708BR708&tbm=isch&imgil=7cSrh3aAgP-xPM%253A%253B6KO709XcnRka

*

 




EDUCAÇÃO – A CARTILHA  NA ALFABETIZAÇÃO

O psicólogo Lev Vygotsky disse, com propriedade, que a criança já entra no 1º ano da escola fundamental com a gramática da língua materna pronta.  Mas, o que a criança  leva pronto para a escola fundamental, para comunicar-se com perfeição, é apenas a  LINGUAGEM ORAL. Pois a criança ainda não está alfabetizada.  A criança vai precisar aprender a ler e a escrever, ou seja, vai precisar passar pela ALFABETIZAÇÃO.

O que ocorre é que no início da Alfabetização  a criança volta atrás na compreensão da língua materna.  Para alfabetizar-se, ela tem de aprender as sílabas das palavras, de modo semelhante ao que ocorreu quando ela começou a aprender a falar: “mã”, “pá”. A criança começa a falar sílabas, prova de que a sílaba é a menor unidade para a compreensão da inteligência humana. E assim a criança aprende a falar por imitação dos sons das palavras que as pessoas mais velhas falavam ao redor dela.

A professora de Alfabetização começa a ensinar para a criança as sílabas formadas com a primeira consoante do nosso alfabeto, a letra “b”: “ba”, “be”, “bi”, “bo”, “bu”. E assim vai pelo alfabeto inteiro.  Por imitação, a criança copia do quadro as sílabas no caderno. E depois lê com a ajuda da professora, sempre por imitação.  

Ninguém se alfabetiza sozinho, nem adulto, pois o processo ocorre por imitação de um orientador ou professor. A alfabetização é um processo dos mais difíceis para a compreensão da inteligência humana. A melhor Alfabetização que existe  é a da clássica Cartilha que trabalha com as sílabas que formam palavras. 

A Alfabetização é o início do conhecimento da Linguagem Escrita, indispensável para a continuidade dos estudos até o curso superior. A única cartilha adequada para a Alfabetização é a “Caminho Suave”, de Benedita Sthal Sodré, professora especializada em alfabetização no português do Brasil. 

Profª Lúcia Rocha


Imagem;
https://thumbs.dreamstime.com/x/serc-li-mioci-drzewa-valentine-12840770.jpg

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada