século XV e se desenvolveu na Inglaterra, Rússia e França como forma de dança de palco para uma
plateia sentada no teatro. A palavra “ballet”, de origem francesa, foi adotada pelo português.
Atualmente, as apresentações do ballet são realizadas com o acompanhamento de música clássica tendo a presença de uma orquestra escondida no nível inferior na frente do palco.
O Ballet Clássico é muito difícil de dominar e requer muita estudo, disciplina e dedicação. Ele é ensinado em todo o mundo em escolas próprias para alunos desde os 5 anos de idade.
No Brasil, a escola mais importante para a iniciação ao Ballet Clássico é a escola russa do Teatro Bolshoi, que fica em Joinville, Santa Catarina.
As diferentes técnicas de ballet incluem a mímica e a atuação e são coreografadas e realizadas por professores que um dia foram bailarinos profissionais.
A sua forma mais conhecida é o Ballet Romântico ou Ballet Blanc (Ballet Branco) que valoriza as bailarinas focalizando o trabalho de pontas e movimentos acrobáticos precisos. O Ballet Blanc utiliza como figurino o tradicional tutu francês (toutou), que é a saia branca feita de tule em camadas sobrepostas para dar a aparência de leveza.
Os princípios básicos do ballet são: postura ereta, rotação dos menbros inferiores, rotação dos membros superiores, disciplina, leveza e simetria, tudo isso para que haja harmonia visual para a apreciação dos espectadores que estão sentados na plateia do teatro.
Professora Lúcia Rocha
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9
Imagem:
“Bailarinas”, pastel oleoso sobre tela, pelo pintor francês Edgard Degas, 1872.
https://www.google.com.br/search?q=imagem+bailarinas+Degas&rlz=1C1AOHY_pt-
brBR708BR708&espv=2&biw=1242&bih=595&tbm=isch&tbo=u&source=univ#imgrc=AS54BpIqfG2WbM%3A
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada