*
Em O Livro dos Espíritos temos perguntas de Allan Kardec e respostas dos Espíritos superiores, autores da Doutrina Espírita. Sobre a inteligência humana, temos:
Pergunta 23. Que é o espírito?
Resposta: O princípio inteligente do Universo.
Pergunta 24. É o espírito sinônimo de inteligência?
Resposta: A inteligência é um atributo (qualidade) essencial do espírito. A inteligência e o espírito se confundem num princípio comum, por isso são a mesma coisa.
Segunda Parte. Capítulo VII.
Faculdades morais e intelectuais do homem
Pergunta 364: O mesmo espírito dá ao homem as qualidades morais e as da inteligência?
Resposta: Certamente e de acordo com o seu grau de adiantamento. O homem não tem dois espíritos.
Pergunta 369: O livre exercício das faculdades da alma (espírito) depende do desenvolvimento dos órgãos?
Resposta: Os órgãos são os instrumentos da manifestação das faculdades da alma (espírito). Essa manifestação depende do desenvolvimento e do grau de perfeição dos órgãos, como a excelência de um trabalho depende da ferramenta própria para a sua execução.
Nota de Maria Lucia 1:
Quando uma pessoa nasce com limitações no cérebro ou vem a sofrer acidentes cerebrais, sua inteligência não poderá desenvolver-se nem manifestar-se plenamente. Por exemplo, uma pessoa que nasceu com retardo mental grave e uma pessoa que sofreu grave derrame cerebral.
Nota 2:
Quando o homem está desencarnado no plano espiritual, as faculdades da sua inteligência se manifestam através do seu perispírito (o seu “fantasma”), pois ele já não tem mais o cérebro do corpo físico.
*
Conclusão
Portanto, a inteligência do homem tem faculdades morais e intelectuais, que são suas divisões. As faculdades morais permitem ao espírito encarnado a aquisição das virtudes (sendo o amor a principal) e as faculdades intelectuais permitem a aquisição do conhecimento (ciências e artes).
Assim, a inteligência tem múltiplas faculdades que permitem a aquisição das virtudes e do conhecimento, que fazem a evolução do espírito através de centenas de reencarnações.
Portanto, O Livro dos Espíritos deixa claro que a inteligência é uma só com múltiplas faculdades. Afinal, a inteligência é o próprio espírito (alma), que é único e indivisível em cada ser humano.
Fonte: O Livro dos Espíritos; Kardec, Allan; tradução de Guillon Ribeiro; FEB, 2009
Profª Maria Lucia
*
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0BqZUn9vEgyqdc9_UJQqnLM9L2kP2JOUwrhRww5yuj6cq2u1pJNFSv711b-6faXoJMhsNXA3NzYdwR9kOn4rofreg3CrJUxFVMc_rV8g1_Coap4vaQhCr-rszD4vumWiKzc1TDUayV-w/w426-h372-p/estudo_com_imagens_3d_do_cerebro_busca_marcadores_biologicos_do_tdah_1__2014-04-25170650.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada